segunda-feira, 6 de julho de 2015

Médico Abrantino apresenta livro de Medecina Narrativa

O médico abrantino José Falcão Tavares apresenta dia 9 de Julho, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal António Botto, a obra “Medicina Narrativa - Alice no País dos Provérbios”.
A apresentação vai estar a cargo do escritor abrantino José Manuel Heleno.
Partindo da evidência de que cada doente tem uma história para contar, este é o primeiro livro escrito por um médico português na área da Medicina Narrativa.
José Falcão Tavares é médico de família em Abrantes, onde nasceu em 15 de julho de 1953. Foi pioneiro da carreira de Clínica Geral, onde entrou em maio de 1982, mantendo-se em funções desde essa data até ao presente. Teve oportunidade de apoiar na sua formação estudantes de Medicina, internos do Ano Comum e internos de Medicina Geral e Familiar. Foi cofundador da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar em 1983, do Grupo de Estudos da Família em 1998, e também da Associação de Grupos Balint em 1992. Foi também fundador do jornal “Médico de família” em 1988 – que teve a sua origem em Abrantes no efémero Clube de Clínica Geral (1986-87) – e foi seu diretor até 1994.
Frequentou em 2014 o 2º Curso Livre de Medicina Narrativa na Faculdade de Letras em Lisboa, organizado pelo projeto Medicina & Narrativa. Criou no facebook a página de Medicina Narrativa em 2013. Tem um bule de chá para guardar histórias dos pacientes e gosta de receber internos. Acredita que esta obra, ALICE NO PAÍS DOS PROVÉRBIOS, dá coerência ao seu percurso como médico escritor, iluminando o sentido e alcance das obras anteriores que produziu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário