terça-feira, 16 de junho de 2015

Câmara de Abrantes preocupada e apreensiva com intenção de constituição do grupo hospitalar do Ribatejo

A Presidente da Câmara de Abrantes apresentou hoje ao Executivo uma proposta com vista a uma tomada de posição de protesto à intenção do governo em constituir o Grupo Hospitalar do Ribatejo juntando o Centro Hospitalar do Médio Tejo com o Hospital de Santarém, que será votada na próxima reunião de Câmara.

Entende que a concretizar-se a proposta governamental, a mesma acarretará consequências negativas que irão recair sobre os serviços de saúde, a funcionarem nos últimos três anos com comprovada debilidade, e que só podem traduzir-se num prejuízo nos serviços prestados às populações no domínio de um direito fundamental e constitucional, que é o da saúde.

Esta tomada de posição estará alinhada com a posição assumida ontem pela CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a qual considerou que a proposta de mudança, com evidentes implicações clínicas, não deve ser feita à pressa e sob a pressão da proximidade às eleições legislativas.

A CIMT pediu acesso ao relatório encomendado a uma consultora privada que está na base desta proposta transmitida em audiência no final da passada semana aos presidentes das Câmaras de Abrantes, Tomar e Torres Novas, solicitada pelo secretário de estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira.

A par desse estudo, a Câmara de Abrantes entende que deve também ser apresentado o estudo sobre a criação de unidades locais de saúde para que se possa esclarecer, de modo mais fundamentado, qual o modelo que melhor serve as populações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário